Sobre a dualidade onda-partícula

Você precisa efetuar o login para postar mensagens no Fórum. Se você ainda não é cadastrado, clique aqui.

Autor Mensagem

Vinicius Costa

Vinicius Costa

Terça-Feira, 16 de Setembro de 2008, 23:34:48

A questão é: o que significa dizer que algo apresenta a dualidade "onda-partícula"?

Significa que esse algo é, ao mesmo tempo, onda e particula? Ou que é ora onda, ora particula? Ou ainda que é, por exemplo, só onda, com comportamento de particula em alguns casos ou o contrário?

É evidente que não há como saber como as coisas são de fato, como a natureza realmente se comporta nesse caso. O que eu quero saber apenas é como se pensa que ela seja atualmente.

ps.: responda apenas se realmente souber ou tiver uma boa compreensão a respeito do que fala.

vinicosta

Neemias Alves de Lima

Neemias

Quarta-Feira, 17 de Setembro de 2008, 20:01:11

Ou seria tal dualidade nada mais que uma "interpretação" do modelo matemático introduzido pela mecânica quantica, assim como a teoria de mundos-múltiplos de Everett? E portanto não podendo ser considerada como algo real.

Neemias Alves de Lima

Vinicius Costa

Vinicius Costa

Quinta-Feira, 18 de Setembro de 2008, 0:43:08

Entendo o que você quer dizer...embora ainda não tenha adentrado plenamente - na verdade sei muito pouco a respeito - no mundo da fisica moderna, pude perceber que é comum fazer-se interpretacoes de modelos e das soluções de expressoes matematicas.

O problema é : não é justamente essa a soberba função da matematica, a de fazer previsoes sobre os fenomenos? Bem, sei que, pelo menos na mecanica classica, é assim.

vinicosta