Física Moderna e Contemporânea

Relógio de Luz

Interferência de ondas de luz

Animação em Flash mostra o padrão de interferência produzido por feixes de luz coerentes sobre um anteparo. O fenômeno, analisado pela primeira vez por Thomas Young (1773-1829), provou que a luz se comporta como uma onda.


Experimento de Stern-Gerlach

Simulação mostra a fração do feixe de elétrons que passa por até três filtros de Stern-Gerlach, cujas orientações podem ser controladas – originalmente proposto para verificar se o momento angular de átomos neutros era quantizado na presença de um campo magnético externo, o experimento de SG acabou sendo, posteriormente, relacionado ao spin do elétron


Decaimento beta

Interação atômica

Radiação do Corpo Negro

Complementaridade

Animação ilustra o princípio da complementaridade simulando o experimento da dupla fenda – o caminho de cada eletron até um anteparo pode ser visto como a trajetória de uma partícula e como uma onda


Experimento de Michelson-Morley

O Experimento de Michelson-Morley

Para explicar o experimento de Michelson-Morley – que, em 1887, mostrou que a velocidade da Terra em relação a um suposto éter não podia ser detectada –, esta animação faz uma analogia com dois nadadores em um lago


A experiência da dupla fenda

Animação gera histograma da experiência da dupla fenda feita com elétrons


A dualidade onda-partícula

Animação representa o elétron de um átomo de hidrogênio sob dois pontos de vista: onda e partícula


A interação do raio X com a matéria

Simulação das possíveis interações de um fóton de raio X com os elétrons atômicos


Modelo de Bohr para o hidrogênio

Simulação de fotoexcitação e fotoemissão do elétron em um átomo de hidrogênio


Circuitos AC Simples

Applet Java mostra um circuito simples de corrente alternada. Além da fonte, de um voltímetro e de um amperímetro, ele apresenta um componente que pode ser um resistor, um capacitor ou uma bobina. Permite a visualização das representações complexas da voltagem e da corrente e suas correspondes partes reais em função do tempo.

É possível variar os valores de freqüência, voltagem máxima, resistência, capacitância e indutância.


Lei do Decaimento Radioativo

Simulação permite a visualização da lei de decaimento radioativo. Um diagrama representa os núcleos atômicos de uma substância radioativa com um período de meia vida (T) de 20 segundos.


Teoria de Bohr do Átomo de Hidrogênio

Simulação permite a visualização das possíveis órbitas de um elétron em torno de um núcleo atômico. É possível escolher entre os modelos de partícula e de onda, além de selecionar o número quântico principal e acompanhar a posição da partícula nos diversos níveis de energia.


Um Exemplo de Dilatação do Tempo

Simulação mostra uma espaçonave percorrendo uma distância de 5 horas-luz. Escolhendo valores para sua velocidade próximos ao da luz, é possível observar o fenômeno da dilatação temporal, previsto pela Teoria da Relatividade Especial.


Semicondutores

Como funciona um semicondutor?


Espalhamento de Rutherford

Como Rutherford fez um modelo da estrutura dos átomos sem olhar para eles?


Modelos para o átomo de hidrogênio

Como os cientistas criaram modelos atômicos sem poder observar os átomos?