WhatsApp Image 2022 05 16 at 13.04.18

Foto da Lua quase 100% recoberta pela sombra da Terra. Créditos: Observatório Astronômico da Praia Grande.

 

por Juka Oliveira - astrônomo amador.

Um evento astronômico visível em todo o Brasil chamou a atenção de pessoas de todas as idades e todas as regiões, o eclipse lunar total. Ao contrário de outros fenômenos astronômicos, o eclipse lunar pode ser visto a olho nu..


Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua se posiciona numa região chamada de Umbra, fazendo com que ela deixe de receber a luz direta solar do Sol, por algumas horas (ver figura abaixo). Na verdade, alguma reflexão de luz ainda atinge a Lua, o que a torna visível para nós.

WhatsApp Image 2022 05 16 at 13.04.04

Desta vez o hemisfério sul e em especial o Brasil foi privilegiado. O céu se manteve aberto em grande parte do Brasil, possibilitando que belíssimas imagens fossem capturadas por todo o país.


As 23h27 minutos a sombra da Terra começou a recobrir a Lua, chegando ao ápice por volta de 1h11m da segunda feira. À 1h53m ela começa a deixar a região chamada de Umbra e volta a receber a luz direta do Sol. Cientistas acreditam que a erupção do vulcão Tonga, ocorrida em janeiro deste ano, e que ainda tem proporcionado amanheceres e entardeceres avermelhados em várias regiões do país, pode ter influenciado o eclipse, fazendo com que a Lua ganhasse um tom ainda mais avermelhado.


Para quem pode observar, mesmo a olho nu, a imagem da Lua totalmente vermelha no céu noturno, a sensação beirou a magia fazendo com que algumas pessoas até se emocionassem ante a beleza o evento