Twitter

 

Evento marca a publicação de estudo sobre os temas e discute sobre o processo de inserção e permanência de mulheres em profissões de tradição masculina.


O webinário, que faz parte da série Pesquisas Educacionais em Foco, será uma oportunidade de conhecer o estudo realizado na instituição sobre as relações de gênero nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e discutir sobre a importância de projetos voltados para promover a participação de meninas e adolescentes do ensino básico em carreiras na área. 


Maria Rosa Lombardi, pesquisadora no Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas (FCC), apresentará parte dos resultados do estudo Relações de gênero nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): mercado de trabalho e protagonismo feminino. A pesquisa desenvolvida por Maria Rosa, além de trazer evidências de que a computação e as tecnologias de informação e comunicação são áreas tradicionalmente marcadas pela participação masculina, enriquece a discussão sobre o tema ao apresentar a importância de grupos, coletivos e iniciativas em que mulheres procuraram se proteger, reagir e transformar essa clivagem de gênero. Logo após o evento, a Fundação Carlos Chagas publicará o estudo de forma integral e com acesso aberto na série Textos FCC


Durante o webinário, Danielle Couto, professora de Ciência da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA), apresentará ao público o Manas Digitais, do qual é fundadora. Além de promover a inclusão digital em escolas do estado, a Organização Não  Governamental (ONG) busca incentivar mais mulheres em carreiras de Tecnologia da Informação na região amazônica. O Manas Digitais é um dos 30 projetos contemplados na 2ª Chamada Garotas STEM, uma parceria entre British Council Brasil e Fundação Carlos Chagas. 


O empoderamento de meninas e mulheres nas ciências é um dos focos do trabalho de Kalinka Castelo Branco, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), que também participará do webinário. Ela é fundadora e coordenadora geral do Grupo de Alunas nas Ciências Exatas (GRACE). O evento contará com a mediação de Graciele Oliveira, chefe no Núcleo de Comunicação da Fundação Carlos Chagas. 


Saiba mais
Pesquisas Educacionais em Foco
Webinário: Os gêneros nas TICs: os empregos e o ativismo feminino

Quando: 07/10/2022 (sexta-feira) a partir das 10 horas
Onde: Canal da Fundação Carlos Chagas no YouTube

 

Assista o evento diretamente diretamente clicando na imagem abaixo,